uk flag

  COZINHALTERNATIVA  

tinymce.init({ selector: "textarea", formats: { bold: {inline: 'b'}, italic: {inline: 'i'} }, valid_elements: "b,i,b/strong,i/em" toolbar: "bold italic underline" });
cozinhAlternativa
Receitas veganas • Culinária simples

Tofu Mexido

 

A receita desta quarta-feira é dedicada à todos os veganxs que “bugam” no café da manhã, ou simplesmente estão cansados de beliscar uma coisinha ali outra aqui só pra não sair de casa de barriga vazia! Eu confesso que nem todos os dias acordo com apetite logo cedo, as vezes uma fruta já satisfaz, as vezes um café preto basta… Depende muito do dia! Mas, as vezes, sai de perto! A fome já bate logo cedo e aí não há salada de fruta; café, chá, vitamina de fruta que resolva a situação! Por isso eu fiquei tão apaixonada por essa receita e resolvi compartilhar com vocês exatamente do jeitinho que eu faço. O prato de hoje é: Tofu mexido, ou “ovos” mexidos veganos! O tofu quando despedaçado e temperado adequadamente fica com aquela vibe de ovos mexidos sabe? E de manhã quando a fome ataca confie em mim, esse é o prato! Essa receita é muito simples, fácil, rápida e cabe no bolso! Vamos fazer então?

Não esqueça de checar as Dicas importantes no final da receita.

ASSISTA ao vídeo do preparo desta receita <3

 

 



✓ Vegana

✓ Sem glúten

Tempo médio: 10 minutos

Rendimento: 200g “ovos” mexidos veganos



 

Ingredientes

200g tofu firme

1 colher de sopa de azeite de oliva

Suco de meio limão (amarelo, siciliano) *preferencialmente

1/2 colher de chá de cúrcuma

Espinafre a gosto

sal marinho a gosto

Modo de preparo

    • Pegue seu tofu firme e com as mãos vá despedaçando ele de modo que fique totalmente desconstruído. À medida que você despedaça o tofu já começa perceber que ele fica similar à consistência de ovos mexidos. Você escolhe como vai querer seu tofu mexido: mais refinado ou mais “pedaçudo” hehehhe eu prefiro o meu com os pedaços maiores, mas lembre-se: sua comida, você quem manda :)

 

    • Com o tofu já despedaçado ligue o fogo e adicione uma colher de azeite de oliva. Pode fazer em fogo baixo! Depois adicione o suco de meio limão e misture tudo. Com o suco bem incorporado, junte à mistura meia colher de chá de cúrcuma e siga mexendo.

 

    • Nesse momento você vai perceber seu tofu mexido já com cara de ovos mexidos, amarelinho e soltando um cheirinho incrível. Coloque sal, prove e se achar necessário coloque uma colher de shoyu. Atenção ao sal ok? Sempre prove para não ficar salgado demais.

 

    • Com o tofu mexido quase pronto adicione espinafre a gosto! Eu escolho espinafre pois acho que combina super bem com o tofu, mas você pode escolher o vegetal de sua preferência: tomate, tomate cereja, brocolis, abobrinha… E também se não quiser adicionar nada, então NADA heheh pois purinho ele já é delicioso! 

 

    • Está pronto seu tofu mexido! bom apetite :)

 

 



Dicas



 

Se você já utiliza a levedura de cerveja na sua comida, pode adicionar nesse prato também! O sabor completa demais! Não está como ingrediente oficial da receita pois não é um ingrediente necessário, mas se quiser pode adicionar que fica bom.

Como já falei acima, na hora de despedaçar o tofu deixe os pedacinhos do tamanho que você mais curte, mais fino ou mais grosso.

Se você tem pouco tempo pela manhã para preparar, você pode despedaçar o tofu no dia anterior e ai na hora do café da manhã em 5 minutinhos você tem tofu mexido quentinho.

Eu adoro adicionar vegetais no tofu mexido! O meu predileto é o espinafre mas se você teu o seu queridinho apenas substitua ou então não precisa adicionar nada.

Confesso aqui para vocês que eu não era uma fã de tofu. Fui bastante resistente aos pratos que levavam tofu, tudo porque é um ingrediente que nunca fez parte da minha vivência; Se você é como eu era ehehhe dá uma chance para o tofu mexido. Eu garanto que você vai se surpreender com o sabor desse prato!

 

O que você achou dessa receita? Deixe um comentário nos contando como ficou seu tofu mexido! <3

Amou essa dica delícia de café da manhã? Compartilhe essa receita com seus amigos :D

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *