uk flag

  COZINHALTERNATIVA  

tinymce.init({ selector: "textarea", formats: { bold: {inline: 'b'}, italic: {inline: 'i'} }, valid_elements: "b,i,b/strong,i/em" toolbar: "bold italic underline" });
cozinhAlternativa
Receitas veganas • Culinária simples

Nuggets de Quinoa

 

Ta aí uma coisa que eu tenho dificuldade de fazer/comprar: petiscos veganos! Quem aqui já saiu com os amigos para um barzinho ou lanchonete e no final acabou comendo batata frita? Porque esta era a única opção vegana (isso porquê nunca sabemos se há gordura animal na fritura mesmo perguntando) do menu?. Eu amo batata frita mas depois de um tempo comecei a ficar meio frustrada. Sempre amei petisquinhos salgados com uma cervejinha humm então eis que surgiu o NUGGET DE QUINOA! Então além da batata frita, mandioca frita, amendoins, pipoca teremos esses nuggets mega saborosos e crocantes para aqueles momentos de “quero comer um negocinho de molhar num molhinho e repetir o processo 15 vezes nhaaami”   ATENÇÃO CELÍACOS: GLUTEN FREE!!!

Não deixe de checar as dicas importantes no final da receita! 

ASSISTA ao vídeo do preparo desta receita <3

 



✓ Vegana

✓ Sem glúten

Tempo médio: 25 minutos

Rendimento: aproximadamente 12 nuggets



Ingredientes 

1 xícara de Quinoa

300ml de Água

2 1/2 colheres de sopa de Levedura nutricional

1/2 colher de chá de Alho em pó

1/2 colher de chá de Sal

3 colheres de sopa fécula de batata (pode substituir por polvilho azedo ou farinha de trigo)

Azeite para fritar

Modo de Preparo 

  • Cozinhe a quinoa. Levará 10 aproximadamente 10 minutos. Você pode temperar a antes ou depois do cozimento. Eu optei por temperar tudo depois. 

 

  • Após cozida deixe esfriar um pouco. Adicione os temperos de sua preferência. Nesta receita eu utilizei apenas sal e levedura nutricional. Sinta-se livre para adicionar cebolinha, salsinha, manjericão, pimentas etc ok? 

 

  • Misture bem. Com a quinoa cozida não há necessidade de bater no liquidificador para que fique mais liso. O segredo desses nuggets é justamente deixar uns pedaços inteiros da quinoa, que é o que vai dar a crocância por fora depois de frito. 

 

  • Vá adicionando a fécula de batata aos poucos para não empelotar. Apenas 3 colheres ou até menos são suficientes para dar a liga.  

 

  • Faça mini bolinhas com a massa e modele como desejar :)

 

  • Em uma frigideira com apenas dois fiozinhos de óleo ou azeite frite por 2 minutinhos de um lado depois do outro e está pronto! Eu opto por usar fogo médio para não tostar. Dependendo do seu fogão pode levar mais ou menos de 2 minutos cada lado do nugget. O ponto é quando estiver douradinho e com cara de nugget! Bom apetite <3 

 

 



Dicas



 

Para esta receita eu utilizei a levedura nutricional porque ela dá um gostinho que eu curto demais. Mas, é um ingrediente dispensável pois é inacessível a muitas pessoas $$$. Então basta caprichar nos temperinhos que o sabor está garantido!

Não adicione fécula de batata até a massa desgrudar! O segredo é deixar bem leve! Vai grudar nas mão já aviso hehehhe mas o sabor fica melhor com menos fécula/polvilho/farinha possível. 

Não há necessidade de bater ou passar a quinoa cozida no mixer. Apenas mexendo com a colher ela já vai desmanchando. E o crec crec por fora é graças aos flocos de quinoa inteiros que vão restar. 

Eu não curto fritura em imersão. Quer dizer, eu curto mas não sei fazer heheheh. Respinga tudo, eu saio queimada e no fim minhas friturinhas acabam passando do ponto :( Então eu coloco apenas dois fiozinhos de óleo da frigideira frito de um lado e depois do outro e fica bem bem gostoso e crocante. Se você quiser fritar em imersão vai na fé que tenho certeza que fica gostoso.

Para o meu gosto esse nugget já fica crocante por fora. Logo eu optei por não empaná-lo. Assim a receita fica mais fácil, rápida e suja menos louça né mores? hehehe Mas se você ama um empanado vai fundo e empana que vai ficar bom. 

Eu comi com um molho de tomate caseirinho picante, foi inexplicável! <3 

Já viu o Bife Vegano de Feijão? Você pode gostar dessa receita também! Bom apetite! 

 

 

O que você achou dessa receita? Deixe um comentário nos contando como ficaram seus Nuggets de Quinoa! <3

Amou essa dica de petisco? Compartilhe essa receita com seus amigos :D

 

Compartilhar este post:

Comments ( 6 )

  • fernanda

    Olá, Van, é possível substituir a levedura por outra coisa?

    • Van Machado

      Olá Fernanda! a levedura serve para dar um leve sabor de queijo nessa receita, você pode substituir por temperinhos como cebola verde, alho ou outros sabores que você queira. Fazer sem a levedura não altera a consistência, então se você deixar ela de lado e incrementar no tempero fica perfeito! Beijos

  • Rayza

    Olá Van! Tudo bem? Eu gostaria de saber se dá para congelar? Eu gosto de fazer hambúrgueres, nuggets e outras receitas já prontas no freezer e retirar quando quero comer. Parabéns pelas receitas! ❤ Beijos

    • Van Machado

      Olá Rayza! Esse nugget dá pra congelar sim! Você faz a massa e o formatinho dele e congela cru. A única questão é que a massinha dele gruda uma na outra então o ideal é você encontrar uma maneira de congelar sem que eles grudem se não vai te dar um trabalhão depois. Pra descongelar pode ser naturalmente ou na função de descongelamento do micro ondas. Eu não frito em imersão, então eu prefiro descongelar para depois fritar entende? Se você fizer no forno, pode colocar ele no forno e ele já descongela e assa em seguida. Espero ter ajudado, um beijão

  • Fernando

    Olá Rayza e Van…façam como eu para congelar pão de queijo, depois de formar os pães distribuam num forma de pizza separados até congelarem após pode ser armazenados todos num saco plástico sem risco de grudarem uns nos outros. Funciona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *