uk flag

  COZINHALTERNATIVA  

tinymce.init({ selector: "textarea", formats: { bold: {inline: 'b'}, italic: {inline: 'i'} }, valid_elements: "b,i,b/strong,i/em" toolbar: "bold italic underline" });
cozinhAlternativa
Receitas veganas • Culinária simples

Maionese caseira Vegana

Essa receita é mais do que especial para mim pois eu sempre amei maionese caseira! Quando eu ainda morava no Brasil na cidade de Criciúma – Santa Catarina a base da minha alimentação era: X salada com bastante maionese caseira. Obviamente naquela época eu nem pensava em ser vegana. Hoje mesmo com um estilo de vida completamente diferente e com o veganismo eu sigo amando maionese caseira! Acho perfeita pra comer com batatinha frita; hambúrger vegano; colocar na salada (por que não?); comer com torradinhas nhaaaami! Essa maionese que vos apresento é simplesmente a melhor maionese vegana que já comi! não vai leite vegetal; não vai abacate… É feita de aquafaba, temperos e óleo vegetal. Facilmente digo pra vocês que é igual à tradicional, só que claro, zero crueldade e exploração! Então façam comigo essa maravilhosidade que a felicidade é garantida!

ASSISTA o preparo!

 

 



✓ Vegana

✓ Sem glúten

Tempo médio: 10 minutos

Rende: aproximadamente 300g de maionese vegana



 

Ingredientes

50ml de Aquafaba (receita de aquafaba aqui)

1 dente de alho (retire o broto para ficar mais suave)

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1/2 colher de chá de sal 

Cebolinha verde à gosto

230ml de óleo vegetal (aproximadamente)

 



 

Modo de Preparo

 

    • Com um mixer ou no liquidificador coloque a aquafaba e bata por 5 segundos só para ela ficar “branca”. Em seguida adicione o alho, o vinagre e a cebolinha verde. Bata de novo até o alho triturar e vá adicionando o óleo aos poucos! A consistência dessa maionese é idêntica à consistência da maionese tradicional, portanto adicione óleo até ela ficar no ponto certo de maionese.

 

    • Quando o ponto estiver perfeito prove e ajuste o sal. Adicione mais tempero verde se quiser! Está pronta a maionese caseira vegana: fácil, rápida e mega saborosa!

 



Dicas



 

Você pode fazer sua própria aquafaba especialmente para essa receita de maionese, ou, utilize a aquafaba presente no grão de bico enlatado. Se você estiver com pressa eu sugiro optar pela aquafaba enlatada! 

Não utilize azeite de oliva nessa receita. O gosto ficar muito forte, de preferência aos outros óleos vegetais de sabor mais neutro.

Adicione os temperos que você quiser! Tem gente que gosta na maionese bem verde cheia de cebolinha; outros preferem mais pura! Faça como você mais gostar. 

Como ja falei antes, essa receita pode ser feita tanto com mixer quanto com liquidificador! 

A quantidade de óleo é um valor aproximado pois você pode precisar de mais, ou de menos dependendo da quantidade e da qualidade da sua aquafaba. O segredo é observar a consistência! Olhando dá pra saber quando a maionese está com cara de maionese hehe!

 

 

O que você achou desta receita? Deixe um comentário contando como ficou sua maionese caseira vegana!

Fez, provou e amou a Maionese Vegana? Então Compartilhe essa delícia com seus amigos <3

Compartilhar este post:

Comments ( 27 )

  • Carla Indiara Lemos

    Oi! Tentei fazer e não deu ponto. Gastei 1 litro de óleo e não engrossou. Não entendi. O que pode ter dado errado? A água do grão de bico estava refrigerada. Tentei de duas formas. Primeiro bati na batedeira até dar o ponto de Aquafaba. Em seguida coloquei no liquidificador com os demais ingredientes e óleo. Não deu. Tentei só com a água do grão de bico no liquidificador conforme você fez no vídeo e nada. Fiquei bem frustrada. O que você acha que aconteceu? O que fiz de errado?
    Aguardo! Abraço

    • Van Machado

      Olá Carla! que pena que a sua maionese não deu certo! A aquafaba é um ingrediente vegano relativamente novo e de fato mais chatinho de fazer e acertar! Sobre o que você relatou do seu processo, primeira coisa que percebi: não precisa bater na batedeira para fazer clara em neve com a aquafaba, pelo menos não para a receita de maionese. Quando você transforma a aquafaba em neve é para utilizar em bolos, mousses etc… para a receita de maionese caseira você deve utilizar a aquafaba pura e líquida. Segunda ponto, a aquafaba caseira é muito fácil de errar infelizmente, por conta da proporção, se ela ficar com uma quantidade de água maior que o necessário, mesmo refrigerando ela não dará ponto. A minha dica neste caso é: use a aquafaba do grão de bico enlatado que é mais certeiro. Um seguidor do blog fez essa mesma receita com a aquafaba de ervilha enlatada e deu ponto normal… As minhas dicas são essas, procure utilizar a aquafaba industrializada pois ela já vem totalmente densa e numa proporção exata. Não desista de fazer a aquafaba caseira, vale a pena fazer a sua própria aquafaba mas lembre-se que é mais trabalhoso e pode dar errado como qualquer outra receitinha. Um abraço e desculpe a demora do retorno!

  • Jose Ricardo

    Linda, uma dica, creio que limao no lugar de vinagre fica mais saudavel e saboroso.

  • Victor

    Olá, é possível substituir o óleo por azeite?

    • Van Machado

      Eu não recomendo essa substituição pois uma vez eu já fiz somente com azeite de oliva e o sabor ficou muito muito forte. Não ficou sabor de maionese ficou sabor de azeite =/ mesmo colocando os temperinhos e tal. Então se você quiser deixar mais saudável a minha dica é que você coloca uma parte de azeite de oliva, mas não toda a quantidade pois o sabor vai ficar estranho. Beijão

  • Sara Carneiro

    Esta maionese aguenta quanto tempo no frigorífico?
    Adorei a receita. Obrigada

  • Gregory Borin

    Olá, Van. Primeiramente, gostaria de dizer que, já fiz algumas receitas suas e ficaram ótimas. Porém, a maionese eu não consegui acertar o ponto, fiz com a aquafaba enlatada mesmo e acredito que esse tenha sido o problema, pois a consistência dela estava mais líquida. Saberia me dizer qual a marca da ervilha enlatada que o seguidor do blog utilizou para fazer a mesma? Eu já tentei duas vezes mas não pretendo desistir até acertar, pois o gosto ficou maravilhoso. Apesar de não ter dado o ponto, isso não me impediu de comer kkk.
    Obrigado e aguardo resposta. Sucesso.

    • Van Machado

      Olá Gregory!! que bom que você me escreveu. Bom vamos lá, o seguidor que fez a maionese com aquafaba de ervilha foi o Vegano Vitor, você deve conhecer pois é um ativista vegano e tem também um Canal no Youtube. Aqui está o link para a publicação dele https://www.instagram.com/p/BTJsD8ZBRGq/?taken-by=veganovitor infelizmente eu não sei a marca que ele utilizou mas com certeza foi ervilha enlatada. Eu ingenuamente pensei que o líquido delas fossem todos iguais =/ pelo que você está me dizendo não são. Você já tentou com a aquafaba do grão de bico em lata? QUERO TE AJUDAAAAR socorro heheheh obrigada pelo feedback sobre as outras receitas que você ja fez. Um beijo

      • Gregory Borin

        Bom dia, Van! Me desculpe a demora pela resposta. Eu não tentei ainda fazer a maionese com a aquafaba de grão de bico, pois não a tinha, mas no próximo fim de semana, estarei novamente dando uma outra chance e desesperada e frustrada tentativa kkkk (brincadeira). Mas vou fazer sim, inclusive eu vi que tem a receita de aquafaba aqui, então serão duas receitas para o fim de semana. Muito sucesso e só para constar, eu adoro as suas receitas. Obrigado e um abraço.

  • Cecilia

    Acabei de fazer, levou 5 minutos e ficou maravilhosa! Fiz com a acquafaba com o grão de bico que cozinhei, ela tava na geladeira, não ficou com a consistência de maionese de mercado pq meu mixer deu ruim no final mas ficou ótima!

    • Van Machado

      Que maravilha Cecilia! To muito muito feliz pois essa receitinha teve muitos pros e contras por conta da aquafaba caseira que nem sempre dá o ponto de maionese por causa da proporção de água! Que bom que a sua deu certo! Fica muito gostosa né? pra mim é a que mais se assemelha à maionese caseira tradicional. Beijos beijos

  • Raquel

    Olá! Há uns dias encontrei o teu blog por acaso. Mas esta receita captou a minha atenção. Andava à procura de um substituto para a manteiga, principalmente para barrar no pão. Já tinha experimentado muitas alternativas, boas até, mas ainda não era bem o que eu queria!
    No dia a seguir fui logo tentar fazer. Amei!!! Já fiz 4 vezes para distribuir pela família e encontrei a minha “manteiga” (uma adaptação da tua receita: coloquei um molho generoso de coentros frescos e como sou fã de azeite, carreguei no azeite, e diminui o óleo!). Da próxima vez, vou experimentar só com azeite porque no meu caso, eu adoro azeite ;) E é superrrrr simples de fazer e rápido, é INCRÍVEL! Muito obrigada pela tua partilha! Tudo de bom! Beijinho. Raquel

    • Van Machado

      Olá Raquel! Fico muito feliz que você tenha gostado dessa receita! Eu adoro muito ela também! Que ótimas adaptações que você fez!! Adorei! Muito obrigada pelo seu comentário contando sua experiência com a receita! Um beijo

  • Eduardo

    Sensacional!!! Ficou igual. Muito boa receita, parabéns!!!

  • Chellito Vegano

    OI Van!
    Ficou fantástica, muito boa mesmo!
    Deliciosa, primeira vez que faço maionese.
    Muito facil de fazer, ponto ficou excelente, sabor sensacional.
    Usei a agua da lata de grão de bico, sem refrigerar, como veio do mercado.
    Troquei a cebolinha por outros temperos, manjericão, salsa, curry… (não curto muito cebolinha crua,rs) e coloquei óleo de milho.
    Fiz com o mixer e não consigo parar de comer!
    Obrigado!!!!!

    • Van Machado

      Olá!! que alegria ler essa mensagem! Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado e que ficou do jeitinho que tem que ficar! Adorei suas ideias de temperos, próxima vez vou tentar como você fez! um beijo

  • Daniele Cantoia

    Fiz a maionese e substituí o sal pelo sal negro , pessoal pirou ! ficou muito bom , usei aquafaba do grão de bico que cozinhei pro homus. maravilhoso ! Obrigada <3

  • Cristiane Michelin

    Amei!! Deu super certo! Fiz com a aquafaba do grão de bico que eu tinha cozinhado. Fiquei com receio que ela estivesse um pouco rala… ficou 3 dias na geladeira (enquanto eu estava procurando receitas para utiliza-la) e deu super certo. Coloquei salsa e manjericão, e ficou uma delícia! Obrigada de coração <3

  • Carla Eri Sartoris

    Fiz (com adaptações)!!!! Não ficou no mesmo ponto (um pouquinho mais líquida, mas acho que a geladeira dará jeito nisto!), mas ficou ótimaaaaa! Amei! E de primeira vez! Valeu

  • Dayane Pereira

    Passando pra dizer que testei a receita e deu super certo <3 minha família não vegana AMOOU tbm. Muito feliz… gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *