uk flag

  COZINHALTERNATIVA  

tinymce.init({ selector: "textarea", formats: { bold: {inline: 'b'}, italic: {inline: 'i'} }, valid_elements: "b,i,b/strong,i/em" toolbar: "bold italic underline" });
cozinhAlternativa
Receitas veganas • Culinária simples

Macarrão sem queijo

 

Sabe aqueles dias que da uma vontade louca de comer macarrão com QUEEEEEIJO? Queijo mesmo não dá vontade de comer mas aquele macarrãozinho com um molhinho branco, super prático e rápido sabe? ENTÃO se prepara porquê a receita de hoje é um macarrão com cara e gosto de macarrão com queijo só que sem queijo. Receita (pra variar) fácil, rápida e deliciosa! ATENÇÃO CELÍACOS: ESSA É GLUTEN FREE!!!

Não deixe de checar as dicas importantes no final da receita! 

ASSISTA ao vídeo do preparo desta receita <3

 



✓ Vegana

✓ Sem glúten

Tempo médio: 15 minutos

Rendimento: 100g de macarrão sem queijo



Ingredientes 

200ml de Leite de soja

1/2 colher de chá de Noz moscada

1/2 colher de chá de Cúrcuma

3 colheres de sopa de Azeite de oliva

3 colheres de sopa de Levedura nutricional

2 colheres de sopa de Purê de batata

1 colher de chá rasa de Sal

100g de Macarrão sem glúten (utilizei Barilla gluten free que é feita de milho branco, amarelo e arroz)

Modo de Preparo 

  • Em uma panela adicione o leite de soja, noz moscada, cúrcuma, azeite de oliva, levedura nutricional e sal. Misture todos os ingredientes com o fogo ainda desligado.

 

  • Em fogo médio continue mexendo e quando estiver bem homogêneo adicione o purê de batata e mexa até desmanchar as possíveis “bolinhas” de purê que irão surgir.

 

  • Siga mexendo, se você perceber que o fogo está muito forte abaixe um pouco sem problemas. Para esta receita é melhor fogo de menos do que demais. 

 

  • Em 6 minutos aproximadamente o seu molho de queijo vegano vai ficar consistente! Ao seu gosto, escolha se você quer ele mais líquido ou mais encorpado. Para isso basta adicionar um pouco mais de leite de soja para deixar mais líquido, ou um pouco mais de purê de batata para deixá-lo mais encorpado! Você é quem manda <3 

 

  • Atingiu a consistência? Prove, veja se está gostoso e com sal na medida. Então reserve o molho e cozinhe o macarrão! 

 

  • Depois, é só juntar o molho à massa, picar uma cebolinha fresca, jogar por cima e ser feliz :) 

 

 



Dicas



Para esta receita eu utilizei o leite de soja pois era o leite vegetal que eu tinha em casa. Você pode utilizar o de amêndoas, arroz e coco se preferir. Eu não recomendo o leite de aveia pois o molho pode ficar com uma consistência encorpada de mais e deixar o macarrão pegajoso.

Se o seu fogão é muito poderoso rsrs vá em fogo baixo, esse molho não precisa de um super mega cozimento! É basicamente deixar homogêneo, aquecer, atingir a consistência e pronto. Super fácil!

O purê de batata é para encorpar sem deixar aquele gosto de farinha quando geralmente faz-se molho branco com farinha ou amido de milho. Eu particularmente não gosto e prefiro a batata. Você precisa de uma batata média cozida e amassadinha. 

Eu utilizei macarrão sem gluten pois era o tipo que eu tinha em casa. Não sou celíaca mas tenho vários produtos gluten free. Você pode utilizar o macarrão que quiser, sem problema! Sempre grano duro tá? #govegan

Sempre prove! Apesar de as quantidades estarem verificadas e aprovadas por mim, você pode querer colocar mais sal, ou mais levedura nutricional, ou outro tempero da sua preferência.

No final eu utilizei cebolinha fresca picada na hora! Fica muito muito delícia. Mas se você é fã de salsinha, manjericão, alho, vai na fé e adicione aquilo que você mais gosta!

Essa receita é bastante simples, ideal para aqueles momentos de fome, pressa ou preguiça hehehe pois em 15 minutinhos você come um macarrão gostoso com molho caseiro mil vezes melhor que qualquer coisa de caixinha que possa conter traços de leite ou ovos. 

 

Veja também essa dica incrível para o seu café da manhã vegano! Ovos Mexidos Veganos! 

 

 

O que você achou dessa receita? Deixe um comentário nos contando como ficou seu macarrão sem queijo! <3

Amou essa dica de rango preguiçoso e gostoso? Compartilhe essa receita com seus amigos :D

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *