uk flag

  COZINHALTERNATIVA  

tinymce.init({ selector: "textarea", formats: { bold: {inline: 'b'}, italic: {inline: 'i'} }, valid_elements: "b,i,b/strong,i/em" toolbar: "bold italic underline" });
cozinhAlternativa
Receitas veganas • Culinária simples

Tudo sobre Maquiagem Mineral

Benefícios, desvantagens, dicas e muito mais!

Maquiagens minerais já são uma realidade no mercado. Sua popularidade vêm crescendo e cada vez mais pessoas estão migrando suas maquiagens regulares para maquiagens minerais. Como vocês sabem eu sou vegana e quando migrei meus cosméticos para cosméticos veganos e cruelty-free (não testados em animais) eu esbarrei no mundo das maquiagens minerais e fiquei fascinada!

Geralmente, quando as pessoas estão à procura de cosméticos mais naturais e sem componentes de origem animal o maravilhoso mundo da maquiagem mineral parece inevitável. Veganas e veganos atenção aqui: maquiagem mineral não é necessariamente vegana e cruelty-free. Antes de fazer a sua compra leia bem o rótulo e pesquise a marca.

A história da maquiagem mineral

A comercialização de maquiagens minerais aconteceu na década de 70 com a promessa de produtos mais naturais, saudáveis e com a mesma qualidade dos tradicionais. No entanto, a prática de coletar materiais do solo e aplicar na pele é uma realidade entre humanos muito antes disso. Muitas culturas antigas usavam minerais naturais moídos à pele para decoração, camuflagem, preparação para rituais etc. Os olhos pretos cheios de carvão mineral de Cleópatra são um exemplo.

Uma das pioneiras da maquiagem mineral comercial foi Diane Ranger, a química cosmética fundou a Bare Escentuals em 1976 e depois a Colorescience Pro, outra linha mineral. Ela desenvolveu seus primeiros cosméticos minerais pois sentiu que havia a necessidade e o espaço no mercado para ingredientes mais naturais.

Somos um número maior de mulheres que amam maquiagem e o ritual de se pintar mas, também amamos cuidar da nossa saúde, nos preocupamos com o meio ambiente, não queremos contribuir com os testes em animais, sem perder a oportunidade de fazer aquele delineado maravilhoso, ou dar um toque bronzeado natural na pele, por exemplo.

O que é e do que é feita a maquiagem mineral?

Minerais como óxidos de ferro, talco, óxido de zinco e dióxido de titânio são micronizados, ou moídos em pequenas partículas para criar a maquiagem mineral.

Um produto moído à seis vezes deixa os minerais maiores, então eles vão à pele com uma cobertura leve a média. Os produtos micronizados 12 vezes criam partículas de tamanho fino que ficam mais próximas e oferecem mais cobertura.

A grande diferença entre a maquiagem tradicional e a maquiagem mineral não é o que a maquiagem mineral tem e sim o que ela não tem. Geralmente as minerais não contém os óleos e ceras emolientes, fragrâncias e conservantes encontrados nas fórmulas convencionais. Os produtos minerais na maioria das vezes são livres de conservantes e fragrâncias que segundo os dermatologistas são componentes que causam alergia e irritação nos tipos de pele mais sensíveis.

Para garantir que você está comprando um produto de qualidade, leia o rótulo. Se ele diz “enriquecido com minerais” ou se a formulação é líquida ou mousse, esses produtos podem conter ingredientes como conservantes, parabenos ou dimeticona adicionada para uma textura suave, portanto muita atenção!

Ítens que não são em pó também podem conter hidratantes, vitaminas antioxidantes ou outros ingredientes maravilhosos para sua pele. Não necessariamente a maquiagem natural em creme é nociva.

Eu sempre opto por maquiagens minerais em pó e leio os ingredientes para me certificar de que aquele produto é o mais natural possível.

Benefícios da maquiagem mineral

1 – Contém ingredientes seguros que podem ser usados em peles sensíveis, pele propensa a acne, pele danificada, pele com dermatite perioral e rosácea;

2 – Maquiagens minerais são livres de bactérias e não possuem prazo de validade;

3 – Contém ingredientes eficazes que podem servir como calmantes e protetores da pele;

4 – São livres de químicos potencialmente irritantes, fragrâncias, conservantes, parabenos, glúten, óleos e ceras;

5 – Promovem uma pele mais saudável pois não entopem os poros (como as fórmulas tradicionais que aderem na pele)

6 – Contém pigmentos versáteis que podem ser usados como um corante temporário para os cabelos, cor dos lábios, blush, sombra para os olhos, delineador e iluminador corporal;

7 – Protege criando uma barreira entre a pele, os elementos externos e os radicais livres e pode oferecer alguma proteção solar;

Ingredientes tipicamente encontrados nas maquiagens minerais

-Dióxido de titânio e óxido de zinco (agentes bloqueadores solares)

-Mica

-Pigmentos (corantes de minerais)

-Sílica

-Oxicloreto de bismuto

Outros ingredientes que podem ser encontrados em maquiagens minerais

-Pó de arroz

-Mica tratada com Meticona

-Nitreto de Boro

-Pérola em pó

-Pó de seda

-Araruta em pó

-Goma de tapioca

-Amido de milho

-Aveia em pó

-Argila de Caulim

-Talco

Ingredientes que você deve evitar na escolha da sua maquiagem

-Conservantes (somente necessários em maquiagens líquidas e fórmulas prensadas)

-Corantes artificiais

-Carmim (corante feito de insetos moídos)

-Ceras de revestimento (pode causar acne)

-Silicone / Dimeticona e derivados oleosos

-Talco (pode aumentar os poros)

-Sílica (um mineral seguro mas não versátil para todos os tipos de pele)

Sugestão útil: pesquise sempre a sua marca e a quantidade de conteúdo mineral no produto que pretende comprar, uma vez que pode conter uma pequena quantidade de minerais e, ainda assim, ter todos os outros ingredientes que você não deseja. Os minerais devem aparecer no topo da lista de ingredientes, em ordem decrescente, com a maior quantidade listada primeiro. Deve haver o menor número de ingredientes técnicos ou números de produtos possíveis ♥

Devo migrar hoje para a maquiagem mineral?

Como tudo na vida, a maquiagem mineral não é perfeita. Aqui eu listo algumas críticas sinceras para auxiliar você na tomada de decisão.

-Como a maquiagem mineral pura não contém corantes, não há tantas cores e tons disponíveis quanto a maquiagem tradicional;

-Existe menos maquiagem mineral no mercado tornando-a mais difícil de ser encontrada;

-A aplicação da maquiagem mineral exige certo treino até você se adaptar 100%. As maquiagens tradicionais possuem componentes que aderem à pele tornando a aplicação e fixação muito mais simples. Como a maquiagem mineral não possui esses componentes a aplicação pode ser um problema no início. (vale a pena o esforço hehehe prometo!);

-A maquiagem mineral dura menos na pele justamente pela ausência dos componentes oleosos e ceras presentes nas maquiagens tradicionais. Sobre isso, eu honestamente prefiro reaplicar a maquiagem mineral à danificar minha pele apenas pela fixação da maquiagem;

Minha experiência e produtos que uso e indico (não é publi)

Há 3 anos resolvi migrar minhas maquiagens tradicionais para maquiagens veganas e cruelty-free. Nessa busca eu esbarrei nas maquiagens minerais, passei a ler tudo que encontrava sobre o assunto e comprei os primeiros produtos para testar. Eu realmente me encontrei com a maquiagem mineral pois meu estilo de maquiagem é leve, ou seja, eu já não tinha o hábito de aplicar muita maquiagem e o revés da fixação das makes minerais não foi um problema.

Fiquei encantada com a possibilidade de usar produtos que são naturalmente sem prazo de validade, sem serem testados em animais e que de quebra não danificariam a minha pele.

Quem tem pele sensível sabe a luta que é para encontrar algo que realmente não provoque vermelhidão, coceiras, espinhas e meu maior terror: pele quebradiça.

Há dois anos migrei completamente minhas maquiagens para maquiagens minerais e estou muito contente com o resultado. Percebi uma melhora significativa logo na primeira semana de uso. Percebi minha pele mais calma, com menos coceira e sintomas de irritação.

A durabilidade da maquiagem mineral também é maior. Por exemplo eu tenho uma base mineral que eu aplico minimamente pois ela é super consistente e tende a deixar aquele aspecto branco (o famoso reboco kkk). Você se educa a aplicar menos produto o que é maravilhoso para o bolso e para o meio ambiente!

Uma vez acertado o passo da aplicação você perceberá que o acabamento da maquiagem mineral ficará muito mais natural, ideal para quem é fã do “natural look”.

Por fim, nada melhor do que aplicar uma maquiagem que vai deixar sua pele linda não somente quando você está maquiada!

Minha rotina de maquiagem é: esfoliar e enxaguar o rosto com água fria; aplicar um sérum facial (geralmente em óleo), protetor solar (meu protetor solar também é mineral e deixa meu rosto todo branco kkkkk); em seguida devolvo a cor do meu rosto com meu pó mineral; quando necessário aplico corretivo (uso apenas pra festas e eventos); aplico uma sombra rosada também mineral; rímel; lip balm e tchal. Descrevendo assim parece um super processo mas, eu faço isso em no máximo 5 minutos.

Sombras Minerais da Lavera
Pó Mineral da Sante
Base Mineral da Alverde
Protetor Solar Mineral da Eco Cosmetics

*Todos esses cosméticos são veganos e não testados em animais ♥

E você? Já ouviu falar sobre a Maquiagem Mineral? Deixe um comentário contando a sua experiência! Informações e curiosidades são bem vindas.

Se gostou da matéria não esqueça de compartilhar nas sua redes!

Compartilhar este post:

Comments ( 4 )

  • Lais

    Olá, Van! Adorei o post. Eu desconhecia a maquiagem mineral, fico feliz por ter sido apresentada a essa opção e ainda poder aprender um pouco da história. Mas fiquei com uma dúvida, quando você apresenta os contras da maquiagem diz que elas duram menos, mas logo abaixo quando indica a base diz que duram mais. Essa última afirmação trata especificamente da base?

    Grata, uma ótima semana!

    • Van Machado

      Olá Lais tudo bem? Li novamente e realmente ficou confuso, a fixação dela na pele é menor que a convencional, ela não é aquele tipo de make que fica no seu rosto por 12 horas. A durabilidade no final que me referi é o quanto o produto dura mesmo, um tubinho de base ou um pó duram bastante, duram mais do que duravam minhas makes antigas :) Então ela tem menor fixação e durabilidade depois de aplicada na pele mas dura mais de forma geral

  • Nathércia

    Oi Van, tudo bem? Super me identifiquei com seu post. Também tenho a pele sensível e a maioria dos cosméticos me irritam. Você compra seus produtos online? Se sim, qual o site? (Também moro na Suíça). O seu protetor solar tem acabamento seco ou é daqueles que deixa a pele mais “brilhosa”? Obrigada :)

    • Van Machado

      Olá Nathéercia tudo bem? Seja bem vinda! Eu compro meus produtos neste site https://www.green-shop.ch/ é uma loja virtual aqui da Suíça que vende produtos veganos, cruelty-free, naturais, bio etc. O meu protetor solar é mineral então ele fica beeeeem branco e deixa a pele um pouco brilhosa sim. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *